
A fibromialgia caracteriza-se por dor crônica em vários pontos do corpo, especialmente nos tendões e nas articulações. Conheça as principais recomendações.
Causas da fibromialgia
A causa específica da doença é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.
Fibromialgia caracteriza-se por dor crônica que migra por vários pontos do corpo e se manifesta especialmente nos tendões e nas articulações. Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor que atinge, na maioria dos casos, mulheres entre 35 e 50 anos, mas também pode ocorrer em crianças, adolescentes e idosos.
A dor da fibromialgia pode ser intensa e incapacitante, mas não provoca inflamações nem deformidades físicas. Entretanto, pode estar associada a outras doenças reumatológicas, o que pode confundir o diagnóstico.
A causa específica da doença é desconhecida. Sabe-se, porém, que os níveis de serotonina são mais baixos nos portadores e que desequilíbrios hormonais, tensão e estresse podem estar envolvidos em seu aparecimento.
Sintomas da fibromialgia
- Dor generalizada e recidivante;
- Fadiga;
- Falta de disposição e energia;
- Alterações do sono;
- Sensibilidade durante a micção;
- Síndrome do intestino irritável;
- Dores de cabeça constante;
- Distúrbios emocionais e psicológicos.
Os critérios de diagnóstico da fibromialgia são:
– Dores constantes em todo o corpo com presença de pontos doloridos na musculatura.
Deve-se salientar que muitas vezes, mesmo que os pacientes não apresentem todos os pontos, o diagnóstico da doença é feito e o tratamento e o tratamento deve ser iniciado.
Pontos de dor mais frequentes na fibromialgia.
– 2 pontos na parte da frente do pescoço;
– 2 pontos na parte de trás do pescoço;
– 2 pontos na parte superior do peito;
– 4 pontos na parte superior das costas;
– 2 pontos na dobra dos braços;
– 2 pontos na região lombar;
– 2 pontos na abaixo das nádegas;
– 2 pontos nos joelhos.
Ainda não existem exames laboratoriais complementares que possam orientar o diagnóstico. Quando são feitos, o intuito não é identificar a doença, e sim descartar outras condições que podem provocar sintomas semelhantes.
O tratamento da enfermidade exige cuidados multidisciplinares. No entanto, têm-se mostrado eficaz para o controle da doença:
- Uso de analgésicos e antiiflamatórios associados a antidepressivos tricíclicos;
- Atividade física regular ajuda contra as dores da fibromialgia;
- Acompanhamento psicológico e emocional;
Fontes:
Danielle Mendonça Jatobá, et al. – A
limentação como tratamento coadjuvante para pessoas com
fibromialgia uma revisão integrativa.sagens e acupuntura.